Ecodoppler Vascular



O eco-Doppler permite estudar os vasos (arteriais ou venosos) de diferentes estruturas anatómicas. 

No corpo humano, existem inúmeras artérias e veias, responsáveis por levar sangue a todos os órgãos (circulação sanguínea). Como estudos que, habitualmente, são realizados, podemos referir:

  • Eco-Doppler venoso dos membros inferiores (das pernas) - permite avaliar a presença de alterações no fluxo venoso (das veias), como a insuficiência venosa crónica (varizes) ou a trombose venosa profunda. Saiba, aqui, o que são varizes.
  • Eco-Doppler arterial dos membros inferiores (das pernas) - permite avaliar alterações arteriais (das artérias) dos membros inferiores, como a presença de placas ateromatosas, calcificações vasculares, doença arterial periférica (DAP). Saiba, aqui, o que é doença arterial periférica.
  • Eco-Doppler carotídeo - avalia os vasos arteriais cervicais, nomeadamente as artérias carótidas comuns, internas e externas e as artérias vertebrais. Permite identificar a presença de placas de ateroma e eventuais estenoses vasculares.

Quem pode realizar o Ecodoppler Venoso?

Geralmente, o ecodoppler pode ser efetuado em qualquer idade (crianças e adultos).O exame não necessita de usar proteção específica para os doentes, pois a ecografia (ultrassonografia) não usa radiação.
O Ecodoppler é um exame não invasivo e indolor (não provoca dor), por isso, muito bem tolerado, mesmo em idade infantil.
O Ecodoppler pode ser executado durante a gestação. Por vezes, é realizado pelo médico obstetra no seguimento da gravidez (Ecodoppler obstétrico).

Quanto tempo demora o exame?
A duração do exame de ecografia Doppler varia mediante o tipo de órgão em estudo. A duração média do exame de ecografia Doppler é de 20 minutos.
Estes exames são mais demorados relativamente a um estudo ecográfico sem Doppler, já que necessitam de uma avaliação mais detalhada dos órgãos ou estruturas anatómicas, nomeadamente de vários segmentos vasculares.

Preparação para o exame:

No Ecodoppler Venosoo, não é necessária qualquer preparação.

Observações:

Deve fazer-se acompanhar do último exame realizado e que tenha em seu poder.



Médicos especialistas:
_________________________________________

Dr. Tiago Silva Costa

Cirurgião Vascular

Assistente do serviço de Cirurgia Vascular do Hosp. de Sta Maria e Hosp. Beatriz Ângelo - Loures

_________________________________________

Acordos:  
Exames particulares e acordos.



Marcações na clínica ou através dos telefones: 

212389603 / 929010008 / 210174950

Marcações:

Telefones: 212389603 / 210174950 / 929010008


Formulário de Contacto escrito.

Nome

Email *

Mensagem *